top of page
DSC06799.jpeg

SOBRE

Rafael Américo é ator e artista multiplataforma, paulistano, atuando profissionalmente há mais de sete anos. Iniciou sua trajetória nos palcos em 2007, no Centro Cultural Vicente Musselli, e desde então constrói um percurso consistente no audiovisual e no teatro.

Ao longo de sua formação como ator, realizou diversos cursos voltados às técnicas de interpretação — como Meisner, Clown e técnicas de atuação para câmera — aplicadas ao teatro e ao cinema. Estudou com Eduardo Millewicz, Ana Paula Dias, Adriana Pires, Zé Henrique de Paula, Dagoberto Feliz, Inês Aranha e Guilherme Santana, entre outros.

No audiovisual, interpretou André na série Não Foi Minha Culpa (Star+), dirigida por Suzana Lira, e Luiz no longa 13 Sentimentos, de Daniel Ribeiro (Globoplay). Protagonizou os curtas Lateral (dir. Renato Simões) e Epílogo (dir. Nate Bruzelli). Atuou, escreveu e dirigiu Fora de Serviço, selecionado pelo Lift-Off Global Network Sessions e semifinalista no Lisbon Film Rendezvous. Também participou de produções independentes como Antes Que Escureça, Meu Bem, Seu Bem, Fagulha, Salve Salve! e O Amargo Gosto no Canto da Língua, premiado como Melhor Obra na Bienal 501 de Luxo.

No teatro, integrou o elenco de mais de 13 montagens profissionais, trabalhando com diretores como Zé Henrique de Paula (A Herança), Lavínia Panunzio (Adulto), Gustavo Paso (O Alienista), Eliete Cigaarini (Muito Barulho por Nada e Trabalhos de Amores Perdidos), Elias Andreatto (Valentin), Marcelo Fonseca (São Paulo Surrealista, O PornoSamba e a Bossa Nova Metafísica, Santo Dialético e Águas Queimam na Encruzilhada), Ivo Ueter (O Crime Cor de Rosa e Os Três Porquinhos e o Lobo Mau), Zé Gui Bueno (O Homem Imortal) e Gabriela Lemos (M4NO).

Alguns desses espetáculos foram amplamente reconhecidos. A Herança foi indicada 22 vezes e vencedora do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Peça, além do Prêmio Cenym de Teatro Nacional de Melhor Elenco, em 2023. Já Adulto foi indicado ao prêmio de Melhor Elenco em 2025 pelo Prêmio Deus Ateu.

Além da atuação, Rafael é artista visual, filmmaker e DJ (engenheiro de vibes), dança, canta e é tenor da banda Os Protocólicos Anônimos. Fala inglês fluentemente.

bottom of page